domingo, 25 de março de 2012

O TEMA COMO ELO

Vários artistas possuem algo em comum na produção de suas obras. Para alguns é o modo de pintar, para outros é o uso da materialidade  semelhante ou ainda o modo de pensar, de produzir arte. Também há aqueles que partilham de uma proximidade no estilo formal. Em 2010, no curso de Artes Visuais-Bacharelado, no componente curricular do Ateliê I, a colega e artista NICOLE RAMOS apresentou trabalhos com a inserção da temática cacto. O tema comum entre nossos trabalhos, mas com singularidade na estética e no significado, fez com que trocassemos informações discutindo o elo representacional recorrente. A partir disso, convidei a artista para comentar sobre seu trabalho e sua perspectiva visual do tema aqui no blog. Segundo Nicole...


Como surgiu a ideia de trabalhar com a temática "cacto"?
Penso que meu trabalho pode ter características dessas três palavras-chave (apropriação/ressignificação/manipulação de imagem), que orientam o meu fazer. Contudo à medida que a experimentação e a pesquisa evoluem percebo um amadurecimento proporcionado por essa proposta.

Os artistas que você admira ou as influências em sua produção?
Sempre gostei das cores, elas me fascinam, principalmente quando penso na Arte Pop e suas cores multicoloridas carregadas pelos fortes contornos em preto. Assim, quando adotei a pintura como procedimento artístico, me apropriei dessas características e dos mais variados objetos e suportes, onde coloquei a imagem do cacto como tema principal de minhas pinturas, proporcionando uma fonte inesgotável de idéias. 

Eu estou aprendendo.
2010.
Nicole Ramos.
Instalação.
O significado ou a simbologia da planta para ti?
O cacto assume a postura de estampa que muitas vezes predomina, se mistura e passa a dialogar com as imagens já existentes em um universo totalmente novo.

Sobre sua produção.
Durante o ano de 2010 passei a manipular as imagens manualmente com a pintura apropriando-me de imagens publicitárias já prontas em especifico (os Banners) e ressignificando-os com minha proposta criadora. Dessa forma Manipular manualmente com pintura uma imagem pronta foi uma experiência nova e ao mesmo tempo desafiadora, pois essa mistura permitiu novos olhares e a construção de novos conceitos tanto práticos como teóricos que fundamentam esse trabalho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário