Desejos...
Todos queremos realizar um desejo a todo instante...
alcançar a fama,
conquistar um amor,
ganhar muito dinheiro...
É possível aspirar todos nossos objetivos
através da simplicidade de um pedido?
Com base em tais considerações foi aberta ao público, no dia 10 de setembro, a exposição "DESEJO PROTEGIDO". A proposta da obra em questão, produzida com uma rede de elementos conceituais, aborda a relação entre o poço dos desejos e a possibilidade da realização destes através de um pedido jogando um moeda na fonte d'água. A obra, além de convidar o espectador a contemplar os aspectos visuais, discute o desejo de desejar e, mais do que isso, leva o público a interagir/participar ativamente com a proposta da instalação. Não por acaso, nos primeiros dias de visitação, na ânsia de realizar um pedido, o público lança moedas no suposto "poço dos desejos" almejando alcançá-los.
detalhe |
Para além destas concepções, a
instalação utiliza apropriação de imagens
(clássicas e contemporâneas, antigas e modernas) e a inserção de moedas (simbolismo e numerologia). Sobre a discussão da temática cacto, recorrente nos trabalhos e inserida neste também, enfatiza os preceitos do Feng Shui. Segundo este, a
espécie da planta cacto possui um poder de proteção fornecendo bons fluídos ao
ambiente. Assim, todo desejo passa a ser protegido. Os detalhes formais e as demais conexões conceituais inseridas na narrativa podem ser desvendadas na apreciação completa da instalação.
detalhe |
A exposição individual pode ser conferida até o dia 24 de setembro no Hall de Entrada do Polo da UAB/Seberi que está vinculado às Universidades Federais, UFPEL, UFRGS e UFSC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário