sábado, 10 de outubro de 2009

CONTEMPLANDO


No dia 07 de outubro a grande amiga Luciara me enviou essa foto, mostrando a professora Maria Regina Johann coordenando e monitorando a visita de alunos na Sala de Exposições Java Bonamigo, onde acontece o V Salão Universitário de Arte. Na imagem, que não poderia deixar de publicar, os alunos se encontram próximos aos meus trabalhos (pintura em tela) ouvindo as devidas explicações da mediadora.


Aprendendo o que é CACTUsan!
Foto: Luciara Roratto

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CONHECENDO POLLOCK



Infelizmente o pintor Jackson Pollock não pertence mais a este mundo. E, como todo artista é tido como "imortal", para conhecê-lo, ou melhor, entender um pouco sobre sua vida e sua produção artística, temos ao nosso alcance, além do legado de suas obras, o filme biográfico "POLLOCK". O longa metragem produzido é dirigido e protagonizado por Ed Harris que aborda uma das figuras mais importantes da arte moderna americana. A produção teve duas indicações ao Oscar, tendo a atriz Marcia Gay Harden vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. O filme consegue reproduzir fielmente os mínimos detalhes da década de 50 e o ator nos  faz acreditar que estamos diante do verdadeiro pintor, conhecendo Jackson Pollock.

DIREÇÃO: Ed Harris
ANO: 2000
DURAÇÃO: 123 min.
GÊNERO: Drama
PRODUTORA: California Filmes




POLLOCK
Poster oficial do filme

REFERÊNCIA




Figura importante na história da arte na década de 50, Jackson Pollock (1912-1956) é um dos artistas modernos pertencente ao estilo expressionista abstrato que inova o percurso da pintura com a action painting (pintura de ação). Utilizando enormes telas estendidas no chão, o pintor usa pedaços de madeira ou até mesmo pincéis para gotejar (dripping) sobre ela. Na sua produção a gestualidade alcança um valor insuperável. A genialidade do artista com sua marca registrada, o gotejamento, torna-se uma referência presente em minha produção. Sua influência, já descrita anteriormente e informada no blog, tem suma importância, ou seja, constitui-se como etapa inicial e aspecto indispensável para o prosseguinto até a conclusão da pintura. 



Jackson Pollock pintando em seu ateliê
"o artista adentra em sua própria pintura"

domingo, 4 de outubro de 2009

EM EXPOSIÇÃO 2


A mostra do V Salão Universitário de Arte continua a todo vapor, permancendo aberta até o dia 20 de outubro de 2009 para visitação. E, para conferir de perto como andava a exposição dei um pulinho até Ijuí no dia 24/09/2009, aproveitando também para participar da jornada acadêmica 2009. Na Sala Java estive visualizando minha produção, é claro, e prestigiando os demais. A qualidade dos trabalhos expostos estão de primeira.


Preparativos para exposição
Foto: direitos da Sala Java



Marcando presença 1



Marcando presença 2

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EM EXPOSIÇÃO


Na mostra do V Salão Universitário de Arte estarão em exposição duas obras selecionadas que foram produzidas durante os anos 2008/2009. A produção foi desenvolvida durante o curso de Artes Visuais - UNIJUÍ - no componente curricular de bidimensional V. Intituladas, respectivamente, como "C. REFLEXÃO" e "C. DESTINO", as telas têm uma referência direta com a temática "cactos" que remete à particularidade do cultivo de espécies do gênero da planta. No entanto, as imagens, assemelhadas aos cactos, adquirem outro propósito, ou seja, elas discutem uma outra temática: um dilema, um sentimento, uma questão ou simplesmente uma palavra que estabelece uma relação de proximidade com a vida de nós seres humanos.


Na primeira tela (cacto com reflexo) abordo a questão da reflexão e suas implicações em atitudes, nas decisões e no surgimento de ideias. Ela traduz os momentos em que nos direcionamos à nossa consciência, à nossa interioridade pessoal.







C. REFLEXÃO.
Sandro Bottene.
50 x 69,5 cm.
2008/9.
Acrílica, cola e arame farpado sobre tela.

Na segunda obra (cacto em cruz) apresento, simplesmente, o que é inevitável até o presente momento em nossa vida, ou seja, a morte; não importa o caminho, o rumo ou a decisão a ser escolhida, mas cedo ou mais tarde o destino não falha, pois a imortalidade ainda não é possível.  





C. DESTINO.
Sandro Bottene.
69 x 79,5 cm.
2008/9.
Acrílica, cola e arame farpado sobre tela.

sábado, 19 de setembro de 2009

V SALÃO UNIVERSITÁRIO DE ARTE


No dia 21 de setembro acontecerá a abertura da exposição do V Salão Universitário de Arte, a partir das 19h00min, na Sala de Exposições Java Bonamigo da UNIJUÍ, Ijuí-RS. A mostra conta com a produção de sete acadêmicos, incluindo eu é claro. Ela estará aberta para visitação até 20 de outubro de 2009.